A NOVA SOLIDARIEDADE
JUNTE-SE A ESTA CAUSA

Peça formulário de adesão, e beneficie das condições que temos para si.

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQS

As perguntas e respostas visam um melhor esclarecimento e conhecimento sobre o seguro de saúde mutualista, acessível aos sócios da asdsocial. Pretendemos também alertar para produtos vendidos on-line ou através de tele-marketing (cartões de acesso a uma rede) que transmitem a ideia de serem seguros de saúde mas não o são.

As explicações aqui transmitidas não dispensam da consulta das condições gerais e especiais do próprio seguro.


  • 1
    Qual a diferença entre um Seguro de Saúde e um cartão de saúde de acesso a uma rede?
    O Seguro de saúde é muito mais completo. Garante Capitais em diversas especialidades, anualmente renováveis. As despesas que o segurado suportaria são assumidas pela seguradora dentro do limite do capital subscrito, com exclusão dos co - pagamentos e franquias. O cartão de saúde de acesso a uma rede convencionada apenas dá descontos relativamente ao preço por tabela da unidade de saúde escolhida pelo cliente dentro da rede. A despesa é integralmente assumida pelo cliente.
  • 2
    Existem outras diferenças entre um cartão de saúde de acesso a uma rede e um seguro de saúde?
    Sim e são bastantes. Por exemplo, com um seguro de saúde, se recorrer a uma unidade de saúde fora da rede pode solicitar o reembolso de parte das despesas junto da seguradora (por exemplo, nas consultas). Com o cartão de saúde este benefício não é aplicável. Com um Seguro de saúde, pode escolher uma modalidade onde são reembolsadas despesas de medicação ou despesas na compra de óculos. Com um cartão de saúde não poderá ter esse benefício. O valor gasto no seguro de saúde é dedutível no IRS ao contrário do cartão de saúde de acesso a uma rede que não é dedutível.
  • 3
    É verdade que muitas pessoas pensam que têm um seguro de saúde mas na realidade não têm?
    Sim é verdade. Acontece muitas vezes as pessoas irem para o hospital privado por terem um cartão de saúde de acesso a uma rede, que lhes foi vendido como sendo um seguro de saúde barato. Chega a haver casos de pessoas que, não devidamente informadas, foram hospitalizadas e tiveram de suportar o custo da hospitalização na totalidade a preço convencionado, o que pode atingir quantias avultadas.
  • 4
    O que é o Capital no seguro de saúde?
    O Capital é um valor máximo de despesas anualmente assumidas pela seguradora para determinada especialidade. Por exemplo, se o seu seguro tiver um Capital de hospitalização de 15 mil euros/ano, isto quer dizer que, até aos 15 mil euros, quem paga é a seguradora, após dedução de eventuais co-pagamentos e/ou franquias que tenham de ser assumidos pelo cliente.
  • 5
    Porque tenho de ser sócio da asdsocial para usufruir do seguro de saúde mutualista da MGEN?
    A asdsocial é signatária de um protocolo com a MGEN, dado que o acesso a este seguro é reservado a pessoas coletivas.
  • 6
    O Seguro de saúde , acessível aos sócios da asdsocial, é vitalício?
    A legislação obriga a renovações anuais, contudo a MGEN não faz resolução unilateral do contrato na altura da renovação. Esta vantagem, permite que o seguro só seja cancelado por iniciativa do tomador do mesmo, Reconhecemos que esta é uma grande vantagem pois nos seguros comerciais a seguradora pode não aceitar a renovação da apólice.
  • 7
    Qual a diferença entre o seguro mutualista, acessível aos sócios da asdsocial, e os seguros comerciais?
    O seguro mutualista não tem fins lucrativos. Os seguros comerciais visam o lucro e é esse o seu objetivo principal. As companhias de seguros comerciais remuneram os acionistas. Na seguradora mutualista não há acionistas a remunerar, tratando-se de uma associação de pessoas. Por esse motivo, ao contratar um seguro mutualista, está a optar por um seguro solidário baseado em valores humanos, sem discriminação entre as pessoas nem cancelamento unilateral do contrato.
  • 8
    O Seguro Mutualista, acessível aos sócios da asdsocial, não tem nenhumas exclusões?
    Não há exclusão por doenças graves ou pré-existentes; há exclusões por doenças aditivas (resultantes do consumo de álcool e drogas). A seguradora não pede preenchimento de um questionário médico, não podendo haver discriminação em função do quadro clinico. Recomenda-se, contudo, a leitura atenta das condições gerais e especiais do seguro.
  • 9
    O seguro mutualista, acessível aos sócios da asdsocial, tem algum limite de idade ou permanência?
    Não. Pode aderir ao seguro em qualquer idade. Contrariamente à maioria da oferta comercial, onde há limite de permanência, neste seguro poderá permanecer nas idades mais avançadas, onde se revela mais necessário.
  • 10
    O Seguro de saúde Mutualista, acessível aos sócios da asdsocial, não tem lucros?
    Na realidade, a seguradora tem regularmente excedentes operacionais. Esse valor reverte em parte para as pessoas seguras sob a forma de melhoria da proteção garantida nos contratos. A outra parte serve para reforçar os fundos de garantia da seguradora mutualista, conferindo-lhe uma elevada solvabilidade.
Tem alguma duvida? ligue
21 010 84 23 / 21 476 30 49